- Elabore um algoritmo que leia três valores numéricos e escreva o maior valor.
- Elabore um algoritmo que leia um valor numérico e escreva se esse valor é par.
- Sendo dado o comprimento e a largura de uma sala rectangular, determine e imprima a sua área.
- A partir da área de uma circunferência determine e imprima o valor do seu raio.
- Dada a nota da disciplina de Introdução à Programação e o nome do aluno, determine e imprima se o aluno reprovou ou passou à disciplina.
- Sendo dado o salário bruto de um funcionário da empresa X e o seu nome, sabendo que faz 10% de desconto para a segurança social e 18% para o IRS, determine e imprima o salário líquido do referido funcionário.
- Dado o preço unitário sem IVA de um livro e a quantidade adquirida pelo Sr. T desse livro determine o total a pagar com IVA pelos livros sabendo que cada livro tem 20% de IVA.
- Sendo dado o nome de dois alunos e a respectiva nota final à disciplina de Português determine e imprima o nome do melhor aluno (atenção à situação em que os alunos têm a mesma nota).
- Leia as medidas de dois catetos de um triângulo rectângulo, determine e imprima a medida da hipotenusa, o perímetro e a área do referido triângulo.
- Sendo dado a altura e o diâmetro de um tanque cilíndrico cheio de combustível, em metros, determine a capacidade do tanque. De seguida o programa deve pedir o preço do combustível (em euros por litro) e calcular o valor do combustível que está dentro do tanque.
- Sendo dado o preço unitário de um produto e a quantidade comprada, determine qual o desconto a efectuar e qual o montante a pagar após o desconto, com base nos seguintes dados:
Quantidade Desconto
>=100 5%
>=1000 8%
- Elabore um algoritmo para converter uma temperatura em graus Celsius para graus Fahrenheit (utilize a Internet para descobrir como efectuar a conversão).
- Construa a tabela de atribuição de valores e indique qual o valor das variáveis depois de serem executadas as seguintes linhas de código:
-
algoritmo
declarar r, f numerico
r = 9
f = 1
r = f
f = r + r
f = 11
r = r + 11 + f
…
fim de algoritmo
-
algoritmo
declarar x, y, w, z numerico
x = 14
y = 15
w = x + y
z = x / 2
y = z
…
fim de algoritmo
-
algoritmo
declarar h, m, k, z numerico
h = 10
m = 0
k = 3 * h
k = k + k
m = k mod 3
z = m + k + h
…
fim de algoritmo
-
algoritmo
declarar x, i numerico
x = 2
i = 2
repetir
se (i > 4) então
interromper
fim de se
i = i + 1
x = x + 2
escrever x
fim de repetir
…
fim de algoritmo
-
algoritmo
declarar x, i numerico
x = 2
i = 2
repetir
i = i + 1
x = x + 2
escrever x
se (i > 4) então
interromper
fim de se
fim de repetir
…
fim de algoritmo
-
algoritmo
declarar k, j numerico
j = 123
k = 0
repetir
k = k + 3
se (k >= 2) então
interromper
fim de se
j = 321
fim de repetir
escrever k
…
fim de algoritmo
-
algoritmo
declarar h, k, x numerico
h = 12
repetir
escrever h
se (k <= 12) então
x = 3
interromper
fim de se
h = h – 5
fim de repetir
escrever x, h
…
fim de algoritmo
-
algoritmo
declarar n, i numerico
n = -3
para i = 1 até 5 fazer
se (i + n < 0) então
n = n * i
fim de se
fim de para
…
fim de algoritmo
-
algoritmo
declarar k, h, g, f numerico
k = 5
h = -2
para g = 1 até 3 fazer
f = h * h + g
k = g + f
se (f > 0) então
k = 5
senão
k = 0
fim de se
fim de para
…
fim de algoritmo
- Elabore um algoritmo que permita ler repetidamente valores introduzidos pelo utilizador. O algoritmo deve para quando for introduzido o valor 0.
- Elabore um pequeno programa que permita calcular a soma dos valores num determinado intervalo definido pelo utilizador.
- Considere a fórmula x = 2h – 9, em que h varia entre 1 e 16. Escreva os valores de x superiores a 2.
- Escreva os 20 primeiros múltiplos de 4.
Elabore um algoritmo que, dado um valor introduzido pelo utilizador, permita converter o valor lido para uma unidade à escolha.
Opções de conversão
1 Polegadas para Centímetros
2 Centímetros para Polegadas
3 Graus Celcius para Graus Fahrenheit
4 Graus Fahrenheit para Graus Celcius
5 Megabyte para Bytes
6 Bytes para Megabyte
Sabendo que numa posição de memória identificada pelo nome w se encontra um valor numérico:, escreva código que permita guardar:
- O triplo do conteúdo de w, numa posição de memória com o nome tw.
- O valor do conteúdo de w, ao cubo, numa posição de memória com o nome cw.
- Os três números pares seguintes ao conteúdo de w, em posições de memória com os nomes p1, p2 e p3. (admita que o valor de w é par)
- O conteúdo de w na posição de memória q.
- O conteúdo de w mais o conteúdo de q, na posição de memória k.
- Assuma que o conteúdo de w é 12, e construa uma tabela de atribuição de valores
- Elabore um algoritmo onde seja possível calcular a percentagem de alunos com nota positiva na disciplina de História de Arte. O total de alunos e o número de alunos que tiveram nota negativa são valores introduzidos pelo utilizador.
- O Índice de Massa Corporal (IMC) e uma formula que indica se um adulto está abaixo do peso ideal (IMC menor que 20) , no peso ideal (IMC entre 20 e 25), sobrepeso (IMC entre 25 e 30) ou obeso (IMC acima de 30). A fórmula para calcular o Indice de Massa Corporal é o peso dividido pelo quadrado da altura. Crie um programa em Pascal que calcule o IMC de um indivíduo qualquer.
- Crie um programa onde o programa escolhe um numero de 1 a 20, este número deve ser adivinhado pelo utilizador; devem também ser contadas as tentativas efetuadas e por cada tentativa deve ser dada uma mensagem "o número é mais baixo" ou "o número é mais alto".
Sendo dado o nome de um aluno e a sua nota à disciplina de Matemática, determine a sua classificação qualitativa sabendo que:
Nota Classificação
[0,4] Mau
[5,9] Medíocre
[10,13] Suficiente
[14,17] Bom
[18,20] Muito Bom
Faça um programa que receba 3 valores que representarão os lados de um triângulo e verifique se os valores formam um triângulo e classifique esse triângulo como:
- equilátero (3 lados iguais), isósceles (2 lados iguais) ou escaleno (3 lados diferentes).
- Lembre-se que para formar um triângulo nenhum dos lados pode ser igual a zero; um lado não pode ser maior do que a soma dos outros dois;
Utilize a estrutura SE para fazer um programa que retorne o nome de um produto a partir do código do mesmo. Considere os seguintes códigos:
001 - Parafuso
002 - Porca
003 - Prego
Para qualquer outro código indicar Diversos
- Faça um programa que utilize a estrutura REPETIR para ler 50 números e calcule e exiba a média aritmética dos valores lidos.
- Elabore um algoritmo que permita ler repetidamente valores introduzidos pelo utilizador. O algoritmo deve parar quando for introduzido o valor 0 e informar quantos números foram inseridos.
Para os exercícios seguintes deve ser usado para a resolução o seguinte vector: a = [32,45,89,66,12,35,-1,96,38,15,13,11,65,851,35,64,16,89,54,19]
- Crie o vector b e preencha-o com os mesmos valores de a.
- Crie o vector k que deve conter os mesmos valores do vector a mas com a ordem dos elementos trocada.
- Crie o vector m e preencha-o da seguinte forma: m[0] deve receber o valor do maior elemento de a, os restantes elementos são 0.
- Crie o vector x e preencha-o da seguinte forma: x[0] deve receber o índice do menor elemento de a, os restantes elementos são 0.
- Crie o vector y e preencha-o com os números que estão nos índices pares de a, os restantes elementos são 0.
- Elabore um programa que preencha um vetor de seis posições com valores no intervalo [1, 50].
- Repita o programa da alínea anterior, garanta que os números não se repetem.
- Utilize o programa da alínea anterior. Leia um valor numérico e indique em que posição do vector se encontra.
- Simule uma máquina de venda de bebidas. Deve apresentar um menu com os produtos e os preços, depois da escolha efetuada deve ler valores numéricos que simulem a introdução de moedas (2, 1, .5, , .2 e .1 simulando respetivamente moedas de dois e um euro, cinquenta, vinte e dez cêntimos) até o valor inserido ser maior ou igual ao preço do artigo escolhido. Depois de introduzidos os valores deve indicar o troco a receber.
- Use o programa anterior. Depois de saber o troco o programa deve especificar como o troco se divide pelas moedas, ou seja quantas moedas de cada valor o utilizador deve receber.