- º exercício ( utilização de operadores aritméticos )
- Copia e cola a tabela no Excel, em seguida, em C2 utiliza o operador aritmético (adição) e os endereços A2 e B2 para efetuar o cálculo, nas colunas seguintes o processo é idêntico, utiliza sempre o operador pedido.
- recorda-te que deves utilizar as referência das células em vez dos números
|
A |
B |
C |
D |
E |
F |
1 |
|
|
Soma |
Subtração |
Multiplicação |
Divisão |
2 |
123 |
23,9 |
|
|
|
|
3 |
432 |
256 |
|
|
|
|
4 |
0,563 |
254 |
|
|
|
|
5 |
28,8596 |
56 |
|
|
|
|
6 |
12563 |
52451 |
|
|
|
|
nota: altera alguns dos valores nas colunas A e B e verifica o que acontece às fórmulas que acabaste de inserir.
- º exercício ( utilização de operadores aritméticos, formatação de números )
- Copia e cola a tabela no Excel, calcula D2:F2 utilizando os símbolos anteriores,
- Calcula o Preço ( Preço= Preço Unitário x Quantidade ),
- o valor do Iva ( Valor do IVA= Preço x taxa do IVA ) e
- o Total ( Total= Preço + Valor do IVA )
- copia as fórmulas até ao intervalo D6:F6
- calcula E7 e F7
- formata os valores que representam moeda, com duas casa decimais e separador de milhares.
|
A |
B |
C |
D |
E |
F |
1 |
Descrição |
Qtd |
Preço Unitário |
Preço |
Valor do IVA |
Total |
2 |
Computadores |
50 |
1125 |
|
|
|
3 |
Monitores |
19 |
125 |
|
|
|
4 |
Ratos |
29 |
25 |
|
|
|
5 |
Tablet |
9 |
225 |
|
|
|
6 |
Tinteiro |
15 |
5,25 |
|
|
|
7 |
|
|
Total |
|
|
|
- º exercício ( utilização de operadores aritméticos, formatação de números )
- Copia e cola a tabela no Excel, calcula as células no intervalo C2:D7, sabendo que Valor do IVA= Preço x IVA e Preço com IVA= Preço + Valor do IVA
|
A |
B |
C |
D |
1 |
IVA |
Preço |
Valor do IVA |
Preço com IVA |
2 |
19% |
3,45 |
|
|
3 |
|
2,35 |
|
|
4 |
|
3,05 |
|
|
5 |
|
2,58 |
|
|
6 |
|
4,12 |
|
|
7 |
|
1,35 |
|
|
- º exercício ( utilização de operadores aritméticos, função SOMA, MÁXIMO e MÍNIMO )
- Elabora a seguinte tabela representativa da quantidade de produtos vendidos e
- calcula o total anual em B9,
- a maior quantidade vendida em B10
- e a menor quantidade vendida em B11.
- Copia as fórmulas no intervalo B9:B11 para o intervalo C9:F11.
|
A |
B |
C |
D |
E |
F |
1 |
PRODUTOS |
2015 |
2016 |
2017 |
2018 |
2019 |
2 |
Batata |
1500 |
1780 |
1290 |
1800 |
1455 |
3 |
Cenoura |
2564 |
3100 |
8700 |
8000 |
7582 |
4 |
Batata Doce |
5845 |
4152 |
3256 |
4512 |
6521 |
5 |
Espinafre |
1234 |
1345 |
1456 |
1654 |
1768 |
6 |
Quiabo |
1267 |
2345 |
5432 |
2341 |
6531 |
7 |
Beringela |
4521 |
2542 |
3652 |
1254 |
2562 |
8 |
Cebola |
2341 |
2541 |
2985 |
3652 |
2163 |
9 |
Total |
|
|
|
|
|
10 |
Máximo |
|
|
|
|
|
11 |
Mínimo |
|
|
|
|
|
-
utilização de operadores aritméticos, função SOMA, MÉDIA, MÁXIMO E MÍNIMO
Constroi o mapa de vendas do mês de Outubro de uma loja de electrodomésticos.
- Calcula o total de Frigoríficos em F2,
- calcula os restantes totais ( Televisores, Torradeiras, Máquinas de sumo e Fritadeiras ) ou copia a fórmula em F2 para o intervalo F3:F6
- Calcula o valor máximo, mínimo e a média para cada produto.
- Constroi os seguintes gráficos.
- Barras tridimensional que represente as quantidades vendidas semanalmente por cada um dos itens.
- Circular tridimensional com a distribuição percentual das vendas para cada um dos itens.
|
A |
B |
C |
D |
E |
F |
1 |
Aparelho |
Semana 1 |
Semana 2 |
Semana 3 |
Semana 4 |
Total |
2 |
Frigoríficos |
6 |
4 |
7 |
5 |
|
3 |
Televisores |
12 |
16 |
9 |
10 |
|
4 |
Torradeiras |
3 |
6 |
9 |
11 |
|
5 |
Máquinas de sumo |
13 |
26 |
19 |
7 |
|
6 |
Fritadeiras |
1 |
0 |
2 |
0 |
|
7 |
|
|
|
|
|
|
8 |
Análise de vendas |
Frigoríficos |
Televisores |
Torradeiras |
Máquinas de sumo |
Fritadeiras |
9 |
Máximo |
|
|
|
|
|
10 |
Mínimo |
|
|
|
|
|
11 |
Média |
|
|
|
|
|
- º exercício ( utilização de operadores aritméticos, referências absolutas )
Dado o quadro abaixo e sabendo que a Segurança Social, o IRS e o Imposto de Selo são descontos percentuais sobre o vencimento ilíquido, calcula os valores dos descontos para
- a Segurança Social em C2,
- o IRS em D2
- e o Imposto de Selo em E2.
- Copia as fórmulas no intervalo C2:E2 para o intervalo C3:F12
- Calcula em F2 o Vencimento Líquido sabendo que é igual ao Vencimento Ilíquido menos os descontos.
- Copia a fórmula em F2 para o intervalo F2:F12.
|
A |
B |
C |
D |
E |
F |
1 |
Nome |
Vencimento Ilíquido |
Segurança Social |
IRS |
Imposto de Selo |
Vencimento Líquido |
2 |
Alzira Fagundes |
610 |
|
|
|
|
3 |
António Miguel |
429 |
|
|
|
|
4 |
Cristiano Figueira |
625 |
|
|
|
|
5 |
Felgueiras de Sá |
589 |
|
|
|
|
6 |
Leopoldo Vieira |
873 |
|
|
|
|
7 |
Susana Costa |
896 |
|
|
|
|
8 |
António Lima |
1025 |
|
|
|
|
9 |
Ana Pereira |
890 |
|
|
|
|
10 |
Miguel Proença |
1100 |
|
|
|
|
11 |
Paula Figueiredo |
750 |
|
|
|
|
12 |
João Amadeu |
1025 |
|
|
|
|
13 |
|
|
|
|
|
|
14 |
Segurança Social |
15% |
IRS |
18% |
Imposto de Selo |
1% |
- º exercício ( utilização de operadores aritméticos, função SOMA e MÉDIA )
Os dados que se seguem são relativos à evolução da população na Região Autónoma da Madeira,
- Calcula o total da População Absoluta,
- o total de Nascimentos
- e o total de Óbitos em B13, C13 e D13 respetivamente.
- Calcula a média da População Absoluta, de Nascimentos e o de Óbitos em B14, C14 e D14
- e calcula a Taxa de Crescimento Natural em E2, sabendo Taxa de Crescimento Natural= (Nascimentos - Óbitos) / População Absoluta,
- copia a célula E2 para o intervalo E3:E12
- apresenta o resultado em forma de percentagem com duas casas decimais
- centra o conteúdo do intervalo A1:E1 verticalmente e molda o texto na célula E1.
|
A |
B |
C |
D |
E |
1 |
Concelhos |
População Absoluta |
Nascimentos |
Óbitos |
Taxa de Crescimento Natural |
2 |
Calheta |
12963 |
106 |
219 |
|
3 |
C. Lobos |
31445 |
685 |
237 |
|
4 |
Funchal |
115210 |
1434 |
1096 |
|
5 |
Machico |
21987 |
313 |
187 |
|
6 |
Ponta do Sol |
8755 |
107 |
130 |
|
7 |
Porto Moniz |
3431 |
45 |
49 |
|
8 |
Porto Santo |
4706 |
67 |
35 |
|
9 |
Ribeira Brava |
13169 |
169 |
159 |
|
10 |
Santa Cruz |
23411 |
339 |
217 |
|
11 |
Santana |
10288 |
101 |
117 |
|
12 |
São Vicente |
7680 |
93 |
106 |
|
13 |
Total |
|
|
|
|
14 |
Valor Médio |
|
|
|
|
- º exercício ( utilização de operadores aritméticos, função SOMA e MÉDIA )
O quadro representa uma folha de controle das despesas domésticas
- Constroi a tabela para doze meses,
- calcula o total em F4,
- a média mensal em G4,
- copia as fórmulas acabadas de criar para o intervalo F5:F15 e G5:G15 respetivamente,
- calcula o total de despesa de Luz em B17 e
- copia a fórmula para o intervalo C17:E17
|
A |
B |
C |
D |
E |
F |
G |
1 |
Mapa de Despesas Domésticas |
2 |
Meses |
Luz |
Água |
Gás |
Telefone |
Total Mensal |
Média Mensal |
3 |
Janeiro |
35 |
13 |
37,5 |
35 |
|
|
4 |
Fevereiro |
30 |
14,5 |
30 |
30 |
|
|
5 |
Março |
22 |
10 |
18 |
24 |
|
|
6 |
Abril |
25 |
11 |
17 |
21 |
|
|
... |
|
|
|
|
|
|
|
15 |
Total |
|
|
|
|
|
|
- º exercício ( utilização de operadores aritméticos, função SOMA, referências absolutas, cálculo de percentagens )
O quadro representa as vendas de várias bebidas num supermercado.
- Insere uma coluna entre as colunas B e C e calcula as percentagens referentes aos valores da primeira preferência,
- faz o mesmo cálculo na coluna à direita da segunda preferência.
- insere como título "Estudos de Marketing".
|
A |
B |
C |
2 |
Bebida |
1ª preferência |
2ª preferência |
3 |
Coca-cola |
342 |
403 |
4 |
7Up |
352 |
425 |
5 |
Fanta Maracujá |
315 |
313 |
5 |
Fanta Ananás |
135 |
213 |
6 |
Ginger Ale |
230 |
314 |
7 |
Pepsi |
125 |
103 |
8 |
Nordic Tonic |
219 |
341 |
9 |
Schweppes |
425 |
231 |
10 |
Sumol |
125 |
325 |
11 |
Brisa Maracujá |
222 |
128 |
11 |
Brisa Maça |
278 |
279 |
12 |
Sprite |
222 |
128 |
- º exercício ( utilização de operadores aritméticos, formatações )
Faz o download deste ficheiro e altera-lhe o nome. Pretende-se criar um sistema de controle das despesas mensais dividido por categorias, semelhante ao exemplo da imagem.
- Calcula em C11 a soma das despesas da casa.
- Em F11, I11, L11 e O11 soma as despesas referentes a cada uma das categorias.
- Em C14, C15, C16, C17 e C19 deves recolher os valores totais de cada categoria.
- Soma esses valores em C20.
- Formata a folha à semelhança do exemplo.
- º exercício ( utilização de operadores aritméticos, função SOMA, gráficos, cálculo de percentagens )
O quadro representa o número de mulheres e homens de uma determinada região divididos pelos respetivos escalões etários.
|
A |
B |
C |
1 |
Grupo Etário |
Mulheres |
Homens |
2 |
[ 0, 9 [ |
1200 |
1056 |
3 |
[ 10, 19 [ |
845 |
426 |
4 |
[ 20, 29 [ |
752 |
547 |
5 |
[ 30, 39 [ |
754 |
712 |
6 |
[ 40, 49 [ |
652 |
524 |
7 |
[ 50, 59 [ |
550 |
450 |
8 |
[ 60, 69 [ |
320 |
280 |
9 |
[ 70, 80 [ |
160 |
160 |
10 |
[ 80, ... [ |
80 |
70 |
- Insere uma coluna entre as colunas B e C,
- calcula a percentagens referentes ao número de mulheres,
- faz o mesmo cálculo na coluna à direita da coluna com os valores para o número de homens,
- insere como título "Número de Homens e Mulheres na Região Oeste",
- constroi um gráfico circular que represente a distribuição percentual de cada série pelos diferentes grupos etários e
- um gráfico de barras com a distribuição de homens e mulheres pelos diferentes grupos etários.
- º exercício ( utilização de operadores aritméticos, formatações )
Faz o download deste ficheiro e altera-lhe o nome. Esta folha visa calcular os pagamentos mensais de um ginásio, o número de aulas frequentado é inserido pelo nosso funcionário administrativo.
- No intervalo K9:K24 utiliza a funcionalidade Validação de Dados para criar uma lista que permita escolher entre Sim e Não. Preenche como no exemplo.
- Em I9 calcula quantas aulas frequentou o sócio João Silva.
- Em C4 encontra-se o preço a pagar por aula, calcula em J9 o valor a pagar.
- Cálculo de desconto para sócios: na célula L9, utiliza a função SE para verificar o conteúdo de K9. Se for igual a Sim, ao Preço deve ser deduzida a percentagem de 10%, em caso contrário 0.
- Em M9, utiliza a célula C5 para calcular o valor do Iva ( IVA= (Preço - Desconto ) x percentagem do Iva ).
- Calcula em N9 o valor final a pagar ( Preço - Desconto + IVA ).
- Copia as fórmulas no intervalo J9:N9 até ao fim da tabela.
- Em D26 calcula o total de aulas assistidas.
- Em D27 calcula o valor total recebido.
- Formata a folha à semelhança do exemplo.
- º exercício ( utilização de operadores aritméticos, múltiplas folhas, cálculo de percentagens )
Para este exercício podes optar por...
- Dar o nome "FregA", "FregB", "FregC" e "Final" a quatro folhas do teu documento de Excel e criar as tabelas seguintes uma por folha.
- Criar uma única folha, criar uma das tabelas, efetuar todas as formatações pedidas;
no final copiar essa folha três vezes, alterar o nome de cada folha e alterar o dados.
- Criar quatro folhas, selecioná-las num grupo e criar a tabela pedida, desselecionar o grupo e introduzir os dados.
- Calcula o total de votos de cada partido em F3 e o total de votos por freguesia em F7,
- calcula a percentagem de votos de cada partido em G3,
- copia a expressão para o intervalo G4:G6,
- calcula o número de vereadores eleitos por cada partido em H3,
- copia a expressão para o intervalo H4:H6,
- constroi a tabela de resultados globais baseada nos valores das três freguesias.
|
A |
B |
C |
D |
E |
F |
G |
H |
1 |
Lugares |
50 |
|
Votação na Freguesia A |
|
|
2 |
Partido |
Mesa 1 |
Mesa 2 |
Mesa 3 |
Mesa 4 |
Total |
% |
Nº de Vereadores |
3 |
Azuis |
34 |
57 |
63 |
42 |
|
|
|
4 |
Cinzentos |
23 |
51 |
21 |
19 |
|
|
|
5 |
Castanhos |
23 |
51 |
21 |
19 |
|
|
|
6 |
Pretos |
32 |
29 |
18 |
8 |
|
|
|
7 |
|
|
|
|
Total |
|
|
|
|
A |
B |
C |
D |
E |
F |
G |
H |
1 |
Lugares |
30 |
|
Votação na Freguesia B |
|
|
2 |
Partido |
Mesa 1 |
Mesa 2 |
Mesa 3 |
Mesa 4 |
Total |
% |
Nº de Vereadores |
3 |
Azuis |
12 |
18 |
21 |
20 |
|
|
|
4 |
Cinzentos |
21 |
23 |
15 |
17 |
|
|
|
5 |
Castanhos |
31 |
21 |
18 |
10 |
|
|
|
6 |
Pretos |
9 |
13 |
28 |
22 |
|
|
|
7 |
|
|
|
|
Total |
|
|
|
|
A |
B |
C |
D |
E |
F |
G |
H |
1 |
Lugares |
20 |
|
Votação na Freguesia C |
|
|
2 |
Partido |
Mesa 1 |
Mesa 2 |
Mesa 3 |
Mesa 4 |
Total |
% |
Nº de Vereadores |
3 |
Azuis |
8 |
7 |
3 |
5 |
|
|
|
4 |
Cinzentos |
11 |
17 |
10 |
5 |
|
|
|
5 |
Castanhos |
28 |
4 |
8 |
13 |
|
|
|
6 |
Pretos |
6 |
4 |
5 |
7 |
|
|
|
7 |
|
|
|
|
Total |
|
|
|
|
A |
B |
C |
D |
E |
F |
G |
1 |
Lugares |
|
|
Resultados Globais |
|
2 |
Partido |
Mesa 1 |
Mesa 2 |
Mesa 3 |
Mesa 4 |
Total |
Nº de Vereadores |
3 |
Azuis |
|
|
|
|
|
|
4 |
Cinzentos |
|
|
|
|
|
|
5 |
Castanhos |
|
|
|
|
|
|
6 |
Pretos |
|
|
|
|
|
|
- º exercício ( utilização da função MÉDIA e da função SE, formatações, ordenação de dados, gráficos )
Elabora a seguinte tabela:
|
A |
B |
C |
D |
E |
F |
1 |
Nome |
1º período |
2º período |
3º período |
Nota Final |
Observações |
2 |
João Miguel |
12 |
11 |
9 |
|
|
3 |
Ana Maria |
16 |
15 |
16 |
|
|
4 |
Filipa Abreu |
7 |
9 |
12 |
|
|
5 |
Paula Monteiro |
7 |
12 |
9 |
|
|
6 |
Jorge Carvalho |
17 |
12 |
12 |
|
|
7 |
Joana Magalhães |
12 |
19 |
12 |
|
|
8 |
Pedro Maia |
10 |
11 |
15 |
|
|
9 |
Rafel Santos |
14 |
10 |
16 |
|
|
10 |
Nádia Garcia |
8 |
10 |
16 |
|
|
11 |
Irene Maria |
14 |
16 |
17 |
|
|
12 |
Paulo Costa |
18 |
16 |
16 |
|
|
O quadro representa as notas de um grupo de alunos, calcula
- em E2 a média das notas,
- em F2 deves analisar a Nota Final, se esta for maior ou igual a 9,5 deverá aparecer "Aprovado" no caso contrário "Reprovado"
- copia as duas fórmulas para o intervalo E3:F12,
- º exercício ( utilização de operadores aritméticos, referências relativas, absolutas e mistas )
A tabuada da imagem é obtida através de fórmulas que multiplicam o valor da linha com o valor da coluna (vê o exemplo).
Elabora três tabelas, na primeira deves usar referências relativas (e fazer 100 fórmulas), na segunda referências absolutas (e fazer 10 fórmulas - se construires as fórmulas fixando a coluna, deves copiar o resultado para as colunas ao lado; se por outro lado as fizeres fixando a linha, deves copiar o resultado para as linhas abaixo) e na terceira tabela referências mistas (fazer 1 fórmula, copia-a em ambas as direções).
- º exercício ( utilização de operadores aritméticos, função SOMA e SE, formatações )
|
A |
B |
C |
D |
E |
F |
G |
H |
I |
J |
1 |
Desportos |
Porto |
Lisboa |
Viseu |
Braga |
Faro |
Beja |
Funchal |
Total |
Classificação |
2 |
Andebol |
0 |
8 |
6 |
5 |
4 |
1 |
4 |
|
|
3 |
Futebol |
3 |
5 |
8 |
7 |
2 |
2 |
5 |
|
|
4 |
Natação |
12 |
8 |
9 |
11 |
18 |
9 |
7 |
|
|
5 |
Pugilismo |
2 |
4 |
5 |
4 |
5 |
6 |
8 |
|
|
6 |
Ciclismo |
5 |
14 |
9 |
9 |
10 |
13 |
8 |
|
|
7 |
Basquetebol |
25 |
24 |
19 |
27 |
21 |
31 |
19 |
|
|
8 |
Atletismo |
4 |
12 |
16 |
18 |
23 |
9 |
15 |
|
|
9 |
Voleibol |
28 |
21 |
32 |
19 |
21 |
20 |
18 |
|
|
10 |
Total |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
- º exercício ( utilização de operadores aritméticos, função SE, referências )
Elabora a tabela abaixo
|
A |
B |
C |
D |
E |
F |
G |
H |
I |
J |
1 |
Produto |
Grupo |
Desconto |
Preço |
Qtd |
Valor Desconto |
Total |
|
Grupo |
Desconto |
2 |
XYZ |
B |
|
6,45€ |
190 |
|
|
|
A |
10% |
3 |
EDR |
C |
|
7,60€ |
320 |
|
|
|
B |
5% |
4 |
TGD |
A |
|
17,25€ |
542 |
|
|
|
C |
15% |
5 |
HRX |
B |
|
12,50€ |
312 |
|
|
|
D |
20% |
6 |
PZC |
D |
|
23,00€ |
145 |
|
|
| |
|
7 |
LHG |
D |
|
21,30€ |
312 |
|
|
|
|
|
- Em C2, utilizando a função SE verifica a que grupo pertence cada produto e atribui-lhe a percentagem de desconto correspondente,
- calcula o Valor do Desconto em F2 (Preço x Qtd) x Desconto,
- e em G2, o Total (Preço x Qtd) - Valor Desconto.
- copia as fórmulas até à linha 7.
- º exercício ( utilização de operadores aritméticos, função SOMA, SE, CONTAR.SE, referências )
O quadro representa o número de vendas de automóveis de uma determinada marca, por modelo, efetuadas pelo grupo de vendedores da Auto, Auto & Auto Lda.
- Elabora as tabelas em anexo,
- calcula o Total na célula G3,
- copia a fórmula para o intervalo G4:G12
|
A |
B |
C |
D |
E |
F |
G |
1 |
|
Modelos |
2 |
Vendedores |
Clio |
Megane |
Twingo |
Laguna |
Safrane |
Total |
3 |
Jorge Brites |
5 |
2 |
0 |
3 |
1 |
|
4 |
Ana Vasconcelos |
2 |
0 |
3 |
1 |
0 |
|
5 |
Luísa Pimenta |
0 |
0 |
0 |
9 |
7 |
|
6 |
António Fagundes |
1 |
2 |
1 |
2 |
5 |
|
7 |
Rosa Simões |
5 |
6 |
0 |
1 |
1 |
|
8 |
Pedro Rocha |
2 |
3 |
1 |
1 |
0 |
|
9 |
Isabel Carminho |
3 |
2 |
1 |
0 |
8 |
|
10 |
Joaquim Andrade |
2 |
2 |
3 |
1 |
0 |
|
11 |
Manuel Pereira |
4 |
5 |
12 |
0 |
0 |
|
12 |
Paulo Tadeu |
0 |
0 |
15 |
1 |
0 |
|
utiliza a função CONTAR.SE para calcular o número de vendedores que venderam...
|
A |
B |
14 |
Condição |
Número de Situações |
15 |
mais do que 5 Twingos |
|
16 |
menos do que 2 Clio |
|
17 |
6 Laguna |
|
18 |
3 ou mais Mégane |
|
19 |
mais de 7 Safrane |
|
Para analisar a performance dos vendedores utiliza a função SE e a tabela com as respetivas classificações.
|
A |
B |
21 |
Vendedor |
Classificação |
22 |
Jorge Brites |
|
23 |
Ana Vasconcelos |
|
24 |
Luísa Pimenta |
|
25 |
António Fagundes |
|
26 |
Rosa Simões |
|
27 |
Pedro Rocha |
|
28 |
Isabel Carminho |
|
29 |
Joaquim Andrade |
|
30 |
Manuel Pereira |
|
31 |
Paulo Tadeu |
|
< 6 Muito Fraco
>= 6 e < 8 Fraco
>= 8 e < 10 Insuficiente
>=10 e < 17 Suficiente
>=17 e < 25 Bom
>=25 Muito Bom
- Elabora um gráfico que represente as vendas de todos os modelos e de todos os vendedores, colocando-o numa nova folha com o nome Vendas,
- outro com a performance do melhor vendedor, colocando-o numa nova folha com o nome Melhor
- por último, um gráfico que mostre as venda do modelo Clio, colocando-o numa nova folha com o nome Clio.
- º exercício ( utilização de operadores aritméticos, função SE, cálculos com datas )
Elabore a seguinte tabela:
|
A |
B |
C |
D |
E |
F |
1 |
Cliente |
Fatura |
Valor |
Data de Emissão |
Prazo Pagamento |
Data Vencimento |
2 |
J. Costa |
F/3456/19 |
1500 |
01/07/2019 |
|
|
3 |
Manuel & Filhos |
F/3498/19 |
250 |
02/07/2019 |
|
|
4 |
UFO & Cª |
F/4123/19 |
1080 |
03/07/2019 |
|
|
5 |
Sá Figueira |
F/4234/19 |
7250 |
05/07/2019 |
|
|
6 |
Escritórios 24 |
F/4323/19 |
23450 |
06/07/2019 |
|
|
7 |
Maria & Maria Lda |
F/4345/19 |
6560 |
09/07/2019 |
|
8 |
Luz & Irmãos |
F/4354/19 |
12560 |
13/07/2019 |
|
- Utilizando a função SE calcula E2 ( Prazo de Pagamento ),
Valor da Factura Prazo Pagamento (dias)
Valor < 500 0
500 <= Valor < 5000 30
Valor >= 5000 60
- calcula a Data de Vencimento em F2, sabendo que Prazo de Pagamento + Data de Emissão = Data de Vencimento.
- copia E2:F2 para o intervalo E3:F8
- º exercício ( utilização de operadores aritméticos, função SE, SOMA, CONTAR, MÁXIMO, MÍNIMO e MÉDIA )
Cria o quadro seguinte:
|
A |
B |
C |
D |
E |
F |
1 |
Nome |
1º teste |
2º teste |
3º teste |
Nota Final |
Classificação |
2 |
Sandra Marques |
10 |
12 |
14 |
|
|
3 |
António Sousa |
6 |
12 |
10 |
|
|
4 |
Joana Gomes |
17 |
10 |
7 |
|
|
5 |
Maria Sousa |
15 |
|
18 |
|
|
6 |
Pedro Silva |
17 |
10 |
16 |
|
|
7 |
Paulo Ferreira |
20 |
15 |
14 |
|
|
8 |
Miguel Martins |
12 |
12 |
14 |
|
|
9 |
João Rodrigues |
13 |
|
17 |
|
|
10 |
Luís Antunes |
11 |
16 |
14 |
|
|
11 |
Manuel Matos |
9 |
9 |
10 |
|
|
12 |
Ana Mesquita |
17 |
11 |
13 |
|
|
13 |
|
|
|
|
|
|
14 |
Menor Nota |
|
|
|
|
|
15 |
Maior Nota |
|
|
|
|
|
16 |
Média |
|
|
|
|
|
17 |
Nº de Alunos |
|
|
|
|
|
- No intervalo B14:B17, calcula a menor e a maior nota, a média e o número de alunos,
- em seguida copia as fórmulas que acabaste de criar para o intervalo C14:D17 ( nota: no cálculo da média utiliza a função SE.ERRO para prevenir o aparecimento do erro #DIV/0! quando não houver notas inseridas ).
- insere uma linha antes da linha 1, em B1 insere o valor 15%, em C1 insere 35% e em D1 Insere 50%,
- calcula a Nota Final sabendo que os testes têm valores percentuais diferentes, o primeiro teste vale 15% da nota final, o segundo vale 35% e o último 50%, utiliza referências absolutas ou mistas,
- para a classificação utiliza a função SE tendo em conta que:
Nota Final < 9,5 Reprovado
Nota Final >= 9,5 e Nota Final < 13,5 Suficiente
Nota Final >= 13,5 e Nota Final < 16,5 Bom
Nota Final >= 16,5 Muito Bom
- ordena a tabela por ordem alfabética de nome,
- cria um gráfico de colunas que deve relacionar as notas por aluno,
- um gráfico circular que represente as notas da Sandra Marques e
- um gráfico de barras que represente as notas do Paulo Ferreira.
- º exercício ( utilização de operadores aritméticos, definição de nomes, função SOMA, SE.ERRO, PROCV e referências absolutas ou mistas )
Altera o nome da nova folha para Dados e constroi a tabela nas coordenadas indicadas
|
D |
E |
F |
G |
1 |
Código |
Descrição |
Unidade de Venda |
Preço |
2 |
1 |
Maças |
Kg |
1,35 |
3 |
2 |
Peras |
Kg |
1,67 |
4 |
3 |
Ameixas |
Caixa (300gr) |
3,25 |
5 |
4 |
Morangos |
Caixa (250gr) |
2,15 |
6 |
5 |
Nozes |
Saquinho (125gr) |
3 |
7 |
6 |
Amendoim |
Mão cheia (aprox. 150gr) |
0,75 |
8 |
7 |
Anona |
Unidade |
0,92 |
9 |
8 |
Pitanga |
Kg |
3,67 |
10 |
9 |
Maracujá |
Kg |
1,87 |
Noutra folha, com o nome DadosF, constroi a tabela nas coordenadas indicadas.
|
D |
E |
F |
G |
H |
I |
1 |
Código |
Descrição |
Qtd |
Unidade |
Preço |
Valor |
2 |
|
|
|
|
|
|
3 |
|
|
|
|
|
|
4 |
|
|
|
|
|
|
5 |
|
|
|
|
|
|
6 |
|
|
|
|
|
|
7 |
|
|
|
|
Total |
|
8 |
|
|
|
|
Iva |
|
9 |
|
|
|
|
Total c/ Iva |
|
- Na folha Dados, define um nome para as coordenadas D2:G10,
- na folha DadosF, utiliza a função PROCV de forma a que mediante a inserção do Código (em D2) sejam preenchidas automaticamente a célula E2 (Descrição), G2 (Unidade) e a por último a célula H2 ( Preço)
Nota: utiliza o nome que definiste na questão anterior e utiliza a função SE.ERRO para prevenir o aparecimento de erros,
- calcula I2 sabendo que Valor = Preço x Quantidade,
- calcula I7 (Total = soma dos valores no intervalo I2:I6),
- calcula I8 (Iva = Total x 22%),
- calcula I9 (Total c/Iva = Total + Iva).
- º exercício ( utilização de operadores aritméticos, definição de nomes, função SOMA, SE.ERRO, PROCV e referências absolutas ou mistas )
Faz o download aqui do ficheiro de apoio. Cria uma cópia da folha Produtos no teu ficheiro de exercícios.
Noutra folha, com o nome ProdutosF constroi a tabela nas coordenadas indicadas.
|
C |
D |
E |
F |
G |
H |
1 |
Código |
Qtd |
Produto |
|
Preço |
Valor |
2 |
|
|
|
|
|
|
3 |
|
|
|
|
|
|
4 |
|
|
|
|
|
|
5 |
|
|
|
|
|
|
6 |
|
|
|
|
|
|
7 |
|
|
|
|
Total |
|
8 |
|
|
|
|
Iva |
|
9 |
|
|
|
|
Total c/ Iva |
|
- Na folha Produtos, define um nome para as coordenadas B2:E853.
- Na folha ProdutosF, utiliza a função PROCV de forma a que mediante a inserção do Código sejam preenchidas automaticamente a célula E2 (Produto), a célula F2 (sub-produto) e a célula G2 (Preço).
Nota: utiliza o nome que definiste na questão anterior e utiliza a função SE.ERRO para prevenir o aparecimento de erros.
- Calcula em H2, Valor (Preço x Qtd),
- calcula o Total (soma dos valores) em H7,
- calcula o Iva (Total x 22%) em H8 e
- calcula o Total c/Iva (Total + Iva) em H9.
- º exercício ( utilização de operadores aritméticos, definição de nomes, função SOMA, SE.ERRO, PROCV e referências absolutas ou mistas )
Faz o download aqui do ficheiro de apoio. Move a folha para o teu ficheiro de exercícios.
Numa folha nova com o nome cursos constroi a tabela abaixo nas coordenadas indicadas.
|
C |
D |
E |
F |
G |
H |
I |
1 |
Valor do curso |
325 |
|
|
|
|
2 |
Nº |
Nome |
Cartão do Cidadão |
Data de Nascimento |
Idade |
Curso |
Valor |
3 |
|
|
|
|
|
|
|
4 |
|
|
|
|
|
|
|
5 |
|
|
|
|
|
|
|
6 |
|
|
|
|
|
|
|
7 |
|
|
|
|
|
|
|
8 |
|
|
|
|
|
|
|
9 |
|
|
|
|
|
|
|
10 |
|
|
|
|
|
|
|
11 |
|
|
|
|
|
|
|
12 |
|
|
|
|
|
Total |
|
- Define um nome para toda a área de informação na folha de dados auxiliar
- Pretende-se que ao inserir o Número em C3 sejam preenchidos os valores referentes ao Nome, BI, Data de Nascimento e Curso (referências D3, E3, F3 e H3 respetivamente), utiliza a função PROCV para procurar o código inserido na tabela de dados e devolver o valor correspondente (procura utilizar o nome que definiste na questão anterior e a função SE.ERRO para prevenir o aparecimento de erros),
- calcula a idade de cada pessoa em G3,
- calcula o valor a pagar em I3 sabendo que a Escola faz um desconto igual à idade e
- copia as fórmulas até à linha 11,
- por último calcula em I12 o Total.
- º exercício ( utilização de operadores aritméticos, formatações )
- constroi as fórmulas necessárias para calcular totais de população em C8:E8 sabendo que HM (Homens e Mulheres) para R. A. Madeira é igual à soma dos HM's de todos os concelhos, em D8 e E8 o cálculo é idêntico
- em G8, calcula a Densidade Populacional sabendo que é a relação entre o número de habitantes e a área,
Densidade Populacional (Hab/Km2) = HM / Área (Km2)
- formata a folha à semelhança da imagem:
- une as células B2:G2, molda o texto no intervalo, coloca a Negrito o conteúdo, aumenta ligeiramente o tamanho do texto e centra o conteúdo
- altera a largura das colunas de forma a tornar a informação mais legível,
- centra o conteúdo de C4 no intervalo C4:E4,
- une as células B4:B6 e centra o conteúdo,
- molda o texto de forma a que ocupe todo o intervalo,
- une as células F4:F6 e centra o conteúdo,
- molda o texto de forma a que ocupe todo o intervalo,
- pinta de azul o fundo das células B4:G6 e de branco os seus limites,
- para melhor leitura altera a cor do texto para branco,
- dá um pequeno avanço ao texto em B9:B19,
- em F4 e G4 faz subir ligeiramente o exponte em Km2
- formata a Negrito os valores totais referentes à R. A. da Madeira, linha 8
- º exercício ( utilização de operadores aritméticos, formatações )
- constroi as fórmulas necessárias para calcular totais de população em D6:N6, D9:N9, etc. nota: HM = H + M
- formata a folha à semelhança da imagem:
- coloca a Negrito o conteúdo de B2, aumenta ligeiramente o tamanho do texto,
- altera a largura das colunas de forma a tornar a informação mais legível,
- centra o conteúdo de D3 no intervalo D3:N3,
- e centra o conteúdo de B3 em B3:C4,
- molda o texto de forma a que ocupe duas linhas,
- pinta de azul o fundo das células B3:N4 e de branco os seus limites,
- altera a cor do texto para branco,
- centra o conteúdo de D4:N4,
- formata a Negrito os valores totais referentes à R. A. da Madeira, linha 6, 7 e 8,
- alinha à direita a coluna C