Rui Silva ([email protected])
Existem regras tão básicas sobre emails - como a de verificar se não contêm erros ou escrever o destinatário apenas no final para se certificar que não o envia antes de tempo por puro descuido - que nem vale a pena falar nelas. Mas existem princípios de etiqueta que deve ter bem presente no seu dia-a-dia, e que te podem poupar dissabores e até abrir portas para novos contactos. A "Business Insider" seleccionou algumas regras básicas a partir do livro "The Essentials of Business Etiquette", da coach de carreira Barbara Pachter.
Deixar este espaço em branco vai obrigar o destinatário a abrir o seu email mesmo que aquele não seja o melhor momento, pois não sabe se é um assunto urgente ou algo que pode esperar. Se usares essa linha para escrever "marcação de reunião de planeamento" ou "novo orçamento de marketing", ela saberá o que pretende, e ser-lhe-á mais fácil localizar estes emails mais tarde, se for necessário.
Esta questão não se coloca para quem trabalha por conta de outrem. Porém, se trabalha por conta própria é crucial ter um endereço à altura do seu estatuto. De preferência, o endereço deve incluir o teu nome, para que seja mais fácil ao destinatário identificá-lo. E nem vale a pena dizer-lhe que deve enterrar de vez o endereço que usava no início do secundário, se for do género [email protected] ou [email protected]... Numa situação em que pode ser útil usar o seu email pessoal, um endereço destes transmitirá uma imagem de imaturidade e de pouco profissionalismo.
Algumas pessoas tendem a abusar dos pontos de exclamação, usando-os no final das frases, sem critério. A verdade é que quem ler a sua mensagem vai ficar confuso, e com a ideia que é uma pessoa demasiado emocional ou imatura. Usa-os com moderação, se bem que nas comunicações de negócios raramente a sua utilização se justifica.
Quando não é acompanhado do tom de voz ou da expressão facial certos, o humor corre o risco de ser mal interpretado. A menos que conheças muito bem o destinatário, é melhor deixar o humor para quando estiveres cara-a-cara. Até porque o que te faz rir a ti, pode não ser o mesmo que faz rir o teu interlocutor. E enquanto ao vivo é mais fácil desviar imediatamente a conversa noutro sentido, por escrito a frase fica a pairar no ar, sem ser esclarecida.
É fácil deixares-te apanhar pelas diferenças entre culturas, sobretudo quando comunicas por escrito e ainda mal conheces o interlocutor. Seja muito prudente e tente adequar a sua mensagem ao destinatário. Só para ter uma ideia, não estranhes que japoneses, árabes ou chineses tentem conhecer-te melhor antes de fazerem negócios contigo, enquanto aos alemães, escandinavos ou americanos só interessa o lado estritamente profissional.
Parece quase impossível responder a todos os emails, ainda mais quando eles não lhe são dirigidos. Mas é uma regra de cortesia comunicar o engano à pessoa que o enviou por engano, especialmente se percebe que ela aguarda uma resposta. Basta escrever algo como "Penso que me terá enviado este email por engano e queria alertá-lo para que possa fazê-lo chegar à pessoa certa". Mesmo que não conheça o remetente, a sua atitude será apreciada e até pode contribuir para alargar a sua rede de contactos.
Ninguém quer saber de emails para 20 pessoas se o assunto não lhe disser respeito. É verdade que podem tentar ignorá-los, mas tendo em conta que muitas pessoas recebem notificações nos telemóveis ou no ecrã do computador, é uma distração desnecessária. Responde para todos apenas quando tens a certeza de que o assunto é do interesse geral - se é para trocar uma piada com alguém, responde-lhe diretamente.
E por falar no campo Cc, Com cópia/ Com conhecimento, esta é uma ótima forma de te conectares com as pessoas via e-mail. O campo CC tem suas próprias regras de uso. Uma regra comum é que tu não deves responder à mensagem se estiveres marcado neste campo. Como todas as regras, existem exceções. Situações me que és convidado a participar de uma discussão são um exemplo comum. No entanto, na maioria dos casos, é melhor deixares a conversa para as pessoas marcadas no campo “Para”.
Embora possa parecer mais fácil escrever uma mensagem de e-mail em letra maiúscula, é muito desagradável de ler para quem recebe. Em adição, um e-mail exclusivamente composto de letras maiúsculas é muitas vezes visto como rude ou como se estivesses a “gritar” com o destinatário, por isso, utiliza-as apenas no início das frases ou quando quiseres dar ênfase a uma palavra em particular. Trata um e-mail como qualquer outro documento informático, obedecendo às regras de formatação e de ortografia.
visto e retirado daqui , artigo antigo mas sempre atualizado, cartoons de scott adams, rick kirkman e jerry scott, alex hallatt, jorge cham e andy landorf e john colquhoun.