Escola Profissional Cristóvão Colombo

Rui Silva ([email protected])

Página de apoio aos módulos de desenho vectorial

Definição de Desenho Vetorial:

De acordo com a Wikipedia, desenho vetorial é o uso de primitivas geométricas como pontos, linhas, curvas e formas ou polígonos - todos os quais são baseados em expressões matemáticas - para representar imagens em computação gráfica.
DESENHO VETORIAL. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2024. Acesso em: 5 jul. 2024.

Segundo o ChatGPT, "O desenho vetorial é um método de criação de imagens digitais usando formas geométricas como pontos, linhas, curvas e polígonos, que são baseadas em expressões matemáticas. Ao contrário das imagens raster (ou bitmap), que são compostas por uma grade de pixels, as imagens vetoriais são criadas e manipuladas através de equações matemáticas, permitindo que sejam escaladas indefinidamente sem perda de qualidade."

Se estás num curso que utiliza um software de desenho vectorial, existem grandes probabilidades de gostares de desenhar, portanto sugiro que tenhas um caderno diário e que ganhes o hábito de tirar apontamentos ( acredita que a tua memória não conseguirá guardar tudo o que vai ser dado nas aulas ). Atenção que o Adobe Illustrator não é o único software nesta área, podes experimentar por exemplo o Inkscape ( é gratuito e existem muitos recursos na internet, vê aqui uma lista de vídeos de um senhor chamado Hugo Filipe ), Affinity Designer ou Corel Draw. Também existe uma versão online.

logótipos

Nestes exercícios pretende-se que pratiques os conhecimentos recém-adquiridos. Irão servir também para o professor te atribuir uma classificação para a tua avaliação contínua, portanto toma atenção ao cuidado dispensado aos trabalhos propostos e às datas de entrega. Uma cópia dos trabalhos deve ser SEMPRE colocada na pasta partilhada com o professor.


  1. º exercício
    urso e sapo verde

    Cria um documento e desenha o urso e o sapo. Atribui ao trabalho o nome al202xxxx-sapo-e-urso e coloca-o na cloud.

    Objetivo:

    • Utilização das ferramentas de desenho: retângulo/ elipse.
    • Aplicação de Cor e Traçado.
    • Ordem dos objetos.
    • Gestão de objetos: redimensionar, eliminar, duplicar, copiar/ colar.
    • Uso das teclas modificadoras: Alt, Ctrl, Shift.

  2. º exercício

    Cria um documento com dois artboards e desenha estes dois castelos. Atribui ao trabalho o nome al202xxxx-castelos e coloca-o na cloud.

    Objetivo:

    • Utilização das ferramentas de desenho: retângulo, elipse, polígono/ estrela.
    • Aplicação de Cor e Traçado.
    • Alinhar e Agrupar objetos.
    • Ordem do objetos: enviar para trás/ trazer para a frente.
    • Gestão de objetos: redimensionar, eliminar, duplicar, copiar/ colar.
    • Uso das teclas modificadoras: Alt, Ctrl, Shift.
    castelo

  3. º exercício
    montanha, nuvens e coração

    Cria um documento com dois artboards e utilizando a ferramenta Pathfinder desenha a montanha e as nuvens. Atribui ao trabalho o nome al202xxxx-montanha e coloca-o na cloud.

    Objetivo:

    • Utilização das ferramentas de desenho: retângulo/ elipse.
    • Aplicação de Cor e Traçado.
    • Utilização da ferramenta Pathfinder.
    • Uso das teclas modificadoras: Alt, Ctrl, Shift.

  4. º exercício

    Cria um documento e desenha estes animaizinhos. Depois de criar o primeiro quarto de círculo tenta reutilizá-lo duplicando-o. Atribui ao trabalho o nome al202xxxx-animais e coloca-o na cloud.

    Objetivo:

    • Utilização das ferramentas de desenho: elipse.
    • Aplicação de Cor e Traçado.
    • Utilização da ferramenta Pathfinder.
    • Ordem do objetos: enviar para trás/ trazer para a frente.
    • Gestão de objetos: rodar, inverter, duplicar, copiar/ colar.
    • Uso das teclas modificadoras: Alt, Ctrl, Shift.
    animais

  5. º exercício
    focinhos de animais

    Com os conhecimentos adquiridos, utiliza a ferramenta Pathfinder e a ferramenta Caneta para desenhar estes focinhos, tenta reutilizar os objetos. Atribui ao trabalho o nome al202xxxx-focinhos e coloca-o na cloud.

    Objetivo:

    • Utilização das ferramentas Pathfinder e Caneta.
    • Aplicação de Cor e Traçado.
    • Ordem do objetos: enviar para trás/ trazer para a frente.
    • Gestão de objetos: rodar, inverter, duplicar, copiar/ colar.
    • Uso das teclas modificadoras: Alt, Ctrl, Shift.

  6. º exercício

    Utiliza a ferramenta Pathfinder e a ferramenta Caneta para desenhar o gato da imagem de exemplo, deves colorir o desenho a teu gosto. Atribui ao trabalho o nome al202xxxx-gato e coloca-o na cloud.

    Objetivo:

    • Utilização das ferramentas Pathfinder e Caneta.
    • Aplicação de Cor e Traçado.
    • Ordem do objetos: enviar para trás/ trazer para a frente.
    • Gestão de objetos: rodar, inverter, duplicar, copiar/ colar.
    • Uso das teclas modificadoras: Alt, Ctrl, Shift.
    gato com peixe na boca

  7. º exercício

    A Caveira Mexicana tem suas raízes na celebração do Dia dos Mortos, ou Dia de Los Muertos, uma festividade tradicional que ocorre no México e em algumas outras regiões da América Latina. Essa celebração é uma oportunidade de honrar e lembrar os entes queridos que já partiram.

    Escolhe duas das seis calaveras propostas e ilustra-as com cores vibrantes.

    Objetivo:

    • Aplicação de Cor e Traçado.
    • Ordem do objetos: enviar para trás/ trazer para a frente.
    • Uso das teclas modificadoras: Alt, Ctrl, Shift.
    caveira mexicana

  8. º exercício

    A imagem apresentada foi criada a partir de um artigo da revista smashingmagazine, da autoria de Dorota Pankowska, com o título Illustrating Animals With 13 Circles: A Drawing Challenge And Tutorial, ( podes ver mais informação sobre ela no seu website ).

    Vamos aproveitar a ideia de criar formas a partir de outras formas e praticar um pouco com a ferramente Pathfinder.

    Lê o artigo e vais percebes melhor a ideia, aproveita e visita o site da autora.

    A proposta apresentada é fazeres dois trabalhos...

    • escolhe três dos animais da imagem e utilizando círculos e a ferramenta Pathfinder, tenta reproduzi-los, podes seguir o tutorial
    • por último e inspirado(a) no exemplo, tenta criar o teu próprio animalzinho.