Rui Silva ([email protected])
De acordo com a Wikipedia, desenho vetorial é o uso de primitivas geométricas como pontos, linhas, curvas e formas ou polígonos - todos os quais são baseados em expressões matemáticas - para representar imagens em computação gráfica.
DESENHO VETORIAL. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2024. Acesso em: 5 jul. 2024.
Segundo o ChatGPT, "O desenho vetorial é um método de criação de imagens digitais usando formas geométricas como pontos, linhas, curvas e polígonos, que são baseadas em expressões matemáticas. Ao contrário das imagens raster (ou bitmap), que são compostas por uma grade de pixels, as imagens vetoriais são criadas e manipuladas através de equações matemáticas, permitindo que sejam escaladas indefinidamente sem perda de qualidade."
Se estás num curso que utiliza um software de desenho vectorial, existem grandes probabilidades de gostares de desenhar, portanto sugiro que tenhas um caderno diário e que ganhes o hábito de tirar apontamentos ( acredita que a tua memória não conseguirá guardar tudo o que vai ser dado nas aulas ). Atenção que o Adobe Illustrator não é o único software nesta área, podes experimentar por exemplo o Inkscape ( é gratuito e existem muitos recursos na internet, vê aqui uma lista de vídeos de um senhor chamado Hugo Filipe ), Affinity Designer ou Corel Draw. Também existe uma versão online.
Nestes exercícios pretende-se que pratiques os conhecimentos recém-adquiridos. Irão servir também para o professor te atribuir uma classificação para a tua avaliação contínua, portanto toma atenção ao cuidado dispensado aos trabalhos propostos e às datas de entrega. Uma cópia dos trabalhos deve ser SEMPRE colocada na pasta partilhada com o professor.
Cria um documento e desenha o urso e o sapo. Atribui ao trabalho o nome al202xxxx-sapo-e-urso e coloca-o na cloud.
Objetivo:
Cria um documento com dois artboards e desenha estes dois castelos. Atribui ao trabalho o nome al202xxxx-castelos e coloca-o na cloud.
Objetivo:
Cria um documento com dois artboards e utilizando a ferramenta Pathfinder desenha a montanha e as nuvens. Atribui ao trabalho o nome al202xxxx-montanha e coloca-o na cloud.
Objetivo:
Cria um documento e desenha estes animaizinhos. Depois de criar o primeiro quarto de círculo tenta reutilizá-lo duplicando-o. Atribui ao trabalho o nome al202xxxx-animais e coloca-o na cloud.
Objetivo:
Com os conhecimentos adquiridos, utiliza a ferramenta Pathfinder e a ferramenta Caneta para desenhar estes focinhos, tenta reutilizar os objetos. Atribui ao trabalho o nome al202xxxx-focinhos e coloca-o na cloud.
Objetivo:
Utiliza a ferramenta Pathfinder e a ferramenta Caneta para desenhar o gato da imagem de exemplo, deves colorir o desenho a teu gosto. Atribui ao trabalho o nome al202xxxx-gato e coloca-o na cloud.
Objetivo:
A Caveira Mexicana tem suas raízes na celebração do Dia dos Mortos, ou Dia de Los Muertos, uma festividade tradicional que ocorre no México e em algumas outras regiões da América Latina. Essa celebração é uma oportunidade de honrar e lembrar os entes queridos que já partiram.
Escolhe duas das seis calaveras propostas e ilustra-as com cores vibrantes.
Objetivo:
A imagem apresentada foi criada a partir de um artigo da revista smashingmagazine, da autoria de Dorota Pankowska, com o título Illustrating Animals With 13 Circles: A Drawing Challenge And Tutorial, ( podes ver mais informação sobre ela no seu website ).
Vamos aproveitar a ideia de criar formas a partir de outras formas e praticar um pouco com a ferramente Pathfinder.
Lê o artigo e vais percebes melhor a ideia, aproveita e visita o site da autora.
A proposta apresentada é fazeres dois trabalhos...