para o recheio/ cobertura junta-se a manteiga, as gemas e o açúcar e bate-se bem molha-se as bolachas no café, coloca-se num prato e barra-se com um pouco de creme, este processo repete-se, empilhando bolachas até acabarem, cobre-se com o resto do creme, vai ao frigorifico, serve-se frio
lavar bem a(s) batata(s), picá-la(s) com um garfo, temperar com sal e regá-la(s) com azeite e levar ao forno pré-aquecido a 220 graus durante 45/ 50 minutos. cortar a courgette com casca em pequenos cubos e saltear 2 minutos com o(s) dente(s) de alho picado(s). sal e pimenta-preta a gosto. cortar a batata ao meio logitudinalmente e rechear com a courgette, colocar um ovo estrelado em cima.
numa tigela média, juntar o arroz, o queijo, os ovos e a farinha. misturar bem. adicionar um pouco de leite e misturar novamente para que a massa fique no ponto deve haver um equilíbrio nas quantidades de leite e de farinha, o objetivo é conseguir moldar os bolinhos sem que se desfaçam. se necessário, adicionar mais farinha ou leite. temperar com sal, coentros e cebolinho picados, misturar tudo. com o auxílio de duas colheres, criar os bolinhos, fritar até ficarem dourados.
nota: vi esta receita no canal 24 kitchen, num programa do jamie oliver e não consigo perceber as quantidades exatas, o truque é ir avaliando as quantidades à medida que se vai fazendo cozer a batata com um pouco de sal, depois esmaga-se (pretende-se um puré mais rústico, sem estar muito esmagado, ou não... funciona das duas maneiras) e deixa-se arrefecer numa frigideira, colocar duas colheres de sopa de azeite e a cebola cortada, cozinhar até ficar translúcida, adicionar os dentes de alho laminados e deixar cozinhar mais alguns minutos em lume brando, sem queimar adicionar a farinha e mexer, adicionar o leite e continuar a mexer, cozinhar por alguns minutos, adicionar o peixe, deixar cozer mexendo de vez em quando, depois de cozido retira-se do lume, o que fica na frigideira é colocado num copo juntamente com uma porção de cebolinho e tritura-se, retificam-se os temperos e afina-se a tonalidade do verde com o ajuste da quantidade de cebolinho, é importante provar tempera-se o puré com sal, pimenta e noz moscada, junta-se o ovo, o cebolinho cortado e o peixe partido em bocados de diferentes tamanhos, mexe-se tudo fazem-se pequenas bolas com o preparado, achatam-se e vai a fritar 3 a 4 minutos de cada lado, escorre-se em papel e serve-se com o molho mais ou menos verde que se fez acima
junta-se o ovo e o açúcar e mexe-se bem, adiciona-se o leite e o óleo e continua a mexer-se até ficar tudo bem misturado e sem grumos pincela-se o fundo de um tacho com um pouco de óleo vegetal, polvilha-se com açúcar e deita-se as maças previamente cortadas em meias luas, pode-se fazer um desenho ou jogá-las à balda, verte-se a massa, tapa-se e deixa-se em lume brando durante 20 minutos, depois vira-se e volta ao lume mais dez minutos. dependente do tamanho do tacho usado ( mais ou menos largo ), assim o bolo fica com um aspeto mais achatado ou mais alto, o meu ficou achatadinho mas bonito e como correu bem fiz mais outro, no meio recheei com doce de abóbora ( não encontrei doce de maça ), penso que chantilly de lata também serve e até pode servir de cobertura.