Fazer um refogado com o azeite, a cebola e os dentes de alho picados. Juntar o louro e assim que a cebola estiver translúcida, juntar os tomates. De seguida é a vez da abóbora e assim que esta amolecer juntar o vinho branco para refrescar.
Adicionar os restantes legumes, com exceção da couve lombarda, a malagueta e refogar mais um pouco de modo a amolecer todos eles.
Deitar um pouco de água e assim que ferver colocar o feijão encarnado e a couve lombarda. Temperar com a malagueta. Quando a couve estiver bem cozida e o molho apurado tirar do lume.
Polvilhar a feijoada com a salsa picada.
Numa tigela média, juntar o arroz, o queijo, os ovos e a farinha. Misturar bem. Adicionar um pouco de leite e misturar novamente.
Para que a massa fique no ponto deve haver um equilíbrio nas quantidades de leite e de farinha, o objetivo é conseguir moldar os bolinhos sem que se desfaçam. Se necessário, adicionar mais farinha ou leite.
Temperar com sal, coentros e cebolinho picados, misturar tudo.
Com o auxílio de duas colheres, criar os bolinhos, fritar até ficarem dourados.
Lavar bem a(s) batata(s), picá-la(s) com um garfo, temperar com sal e regá-la(s) com azeite e levar ao forno pré-aquecido a 220 graus durante 45/ 50 minutos.
Cortar a courgette com casca em pequenos cubos e saltear 2 minutos com o(s) dente(s) de alho picado(s). Sal e pimenta-preta a gosto.
Cortar a batata ao meio logitudinalmente e rechear com a courgette, colocar um ovo estrelado em cima.